terça-feira, 7 de maio de 2013

ING - Como criar um Dojo - Parte 06




Links relacionados
ING - Como criar um Dojo - Parte 1
ING - Como criar um Dojo - Parte 2
ING - Como criar um Dojo - Parte 3
ING - Como criar um Dojo - Parte 4
ING - Como criar um Dojo - Parte 5

ING & POR - Blender 2.67 saiu

O Blender 2.67 acabou de ser lançado oficialmente. e você já pode baixar e testar. Para isso, clique na imagem abaixo ou nos links relacionados mais abaixo.


O carro chefe de maior notoriedade é aquele que está representado na splash (a imagem de abertura do Blender) acima: que é o Freestyle (clique aqui e saiba mais sobre o recurso - texto em inglês). Este é um recurso novo de Renderização não-fotorrealista (NPR ou Non Photo Realistic que é o termo em inglês) que é foi integrado ao novo Blender. 

Originalmente desenvolvido como um programa stand-alone em um projeto de pesquisa acadêmica, o Freestyle oferece aos artistas um novo conjunto de ferramentas para a geração de linha para desenho 2D de uma determinada cena 3D criada com o Blender. As linhas geradas podem ser estilizadas por uma variedade de opções para como cor da linha, alfa, a espessura das linhas e geometria linha. 

Um outro recurso que nos chamou a atenção aqui da nossa equipe é o Sistema de Pintura (Paint Sistem). Ele traz boas novidades que auxiliam bastante aqueles que trabalham com texturas diretamente dentro do Blender - sem recorrer a outros programas como o Gimp e o Adobe Photoshop.

Como se já não bastasse, a faca (knife) veio com novos recursos de modelagem como aquele que corta objetos a partir de outras formas geométricas. Clique aqui e conheça mais (texto em inglês).

A nova versão traz ainda outros novos ou aperfeiçoados recursos que podem ser conferidos clicando aqui (texto em inglês).

Links relacionados
Blender 2.67 (escolha a sua versão e baixe)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ING & POR - Add-on salva em arquivos separados as camadas de render

Um add-on criado pelo Tamir Lousky está fazendo aquilo que muitos usuários do Blender estavam desejando: salvar todas as imagens do render em camadas (render layers em inglês) em arquivos diretamente no computador. O vídeo abaixo, do próprio Lousky, mostra como o add-on funciona. Observe!

Depois, caso se interesse, clique em Links relacionados e baixe o save_all_renderlayers_And_passes.py (que é o nome do add-on).



Para usar o Add-on,

1. Instale clicando em "Install from the File..." "Render" (sem as apas). User Preferences –> Addons –> Install from file;
2. Selecione o arquivo na pasta que você salvou o arquivo após o download;
3. Clique na categoria "Render" (sem as apas) e selecione  "Save Layers and Passes" (sem as aspas) clicando sobre o quadrado que o sucede à direita. O restante do tutorial, pode ser seguido pelo vídeo disposto aqui.


Links relacionados
save_all_renderlayers_And_passes.py (add-on* para você baixar e usar**)
Wiki sobre o add-on (texto em inglês)

* O link para o download do add-on disponibilizado acima é de criação da Blender Effects. Isso ocorre porque o arquivo disponibilizado pelo autor está ainda em formato de texto. Nós da Blender Effects não somos e nem pretendemos requerer agora ou futuramente a autoria do mesmo. Apenas convertemos o arquivo de texto em um arquivo que pode ser instalado no Blender. Todo os méritos do add-on devem e são direcionados para Tamir Lousky.

** Após instalar o add-on ele aparecerá já na janela de add-on do Blender com o nome de "Save Layers and Passes" (sem as aspas). O nome do arquivo disposto acima para download é o mesmo disposto pelo autor Tamir Lousky. Os nomes mantidos ajudam a poder usar o vídeo como tutorial de uso.

ING - Como criar um Dojo - Parte 05



Links relacionados
ING - Como criar um Dojo - Parte 1
ING - Como criar um Dojo - Parte 2
ING - Como criar um Dojo - Parte 3
ING - Como criar um Dojo - Parte 4

ING - Introdução à topologia dinâmica

ING - Rigging rápido com Rigify

ING - Criando um oceano com espuma no Cycles - Parte 02

ING - Criando um oceano com espuma no Cycles - Parte 01

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ING & POR - O que vem por aí - Add-on Molecular

Está sendo testado um add-on muito interessante chamado Molecular de autoria de Jean-Francois Gallant também conhecido por PyroEvil.

O add-on ainda está na versão beta, ou seja, de testes e, por isso, é possíve que ele apresente algumas falhas. O conheci quando o Blender ainda estava na versão 2.59, mas agora ele está mais estável (ainda não totalmente), mas os resultados são cada vez mais promissores.

E como não poderia deixar de ser, nós colocamos ele e a sua documentação (como proceder para usá-lo) nos links relacionados. Veja também os vídeos, você vai gostar.





Links relacionados
Arquivos prontos com uso do Add-on
Documentação (em inglês)
Molecular Add-on (Windows 32 bits)
Molecular Add-on (Windows 64 bits)
Molecular Add-on (Linux 32 bits)
Molecular Add-on (Linux 64 bits)

POR - Blender 2.67 Release Candidate saiu

Foi lançada no último dia 26 de abril, a versão do Blender 2.67 Release Candidate.

Estas versões "Release Candidate" são lançadas pouco antes do lançamento oficial das versões que são disponibilizadas para download comum no site da Blender Foundation e servem para que tenhamos noção das novidades e possamos contribuir com os ajustes finais antes dos lançamentos oficiais.

Portanto, caso queira testar, clique mais abaixo na parte links relacionados para efetuar o download.

Links relacionados
Versão 2.67rc (Release Candidate) para você testar
Novidades da versão 2.67 (link em inglês)

POR - Modelagem arquitetônica - Parte 02



Links relacionados
Blender Nitidus

POR - Modelagem arquitetônica - Parte 01



Links relacionados
Blender Nitidus

POR - Blender Game Engine para iniciantes - Aula 04 - Corpos flexíveis




Links relacionados
Blender Nitidus

POR - Blender Game Engine para iniciantes - Aula 03 - Corpos rígidos




Links relacionados
Blender Nitidus

POR - Blender Game Engine para iniciantes - Aula 02 - Controlando movimentos




Links relacionados
Blender Nitidus

POR - Blender Game Engine para iniciantes - Aula 01 - Blocos de lógica




Links relacionados
Blender Nitidus