sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novo renderizador já tem seu código divulgado e build disponível [ATUALIZADO]

Dia 23 passado, falei aqui sobre o novo renderizador do Blender. Lá eu tinha colocado que dentro de algumas semanas seria divulgado o código dele. Pois bem, não só o código já foi divulgado quanto já tem build disponível para baixar na Graphic All.

Se você não viu o vídeo ainda, significa que "ainda" não se admirou. Não se preocupe, o coloquei abaixo novamente.


Agora, selecione abaixo a versão que você deseja e baixe gratuitamente a sua. Lembre-se que ela é de testes.
Versão de testes para Linux 64 bits
Versão de testes para OSX (64 bits)

* CUDA é a arquitetura de computação paralela da NVIDIA que possibilita aumentos significativos na performance de computação pelo aproveitamento da potência da GPU (unidade de processamento gráfico).

O Allan Brito dá uma ajuda para quem quer dar o primeiro passo. O vídeo segue abaixo.



Ah, aproveite e veja alguns testes que o pessoal já está fazendo.



É importante destacar que o vídeo acima é um timelapse, o que significa que o render não está em tempo-real.

Links relacionados

Blender 2.57b

Alguns dias sem postar dá nisso... Ante ontem saiu a nova versão estável, a 2.57b. Como a sua antecessora, ela veio para deixar ainda mais estável o Software que nós todos usamos.

Algumas pessoas costumam me perguntar... Se ele está "mais" estável, isso quer dizer que ele trava muito? Não. Até hoje já passei por quatro plataformas 3D (O Blender sendo a quarta - e da qual não quero sair) e posso garantir que nenhuma deles trava menos que o Blender.

Se o usarmos dentro do Linux, então... ela é ainda mais estável. Porque também se apoia num Sistema Operacional estável.

Assim sendo, não tenham receio de usar novas versões do Blender. Porque diferentemente de outros softwares comerciais, um dos objetivos da Blender Foundation é oferecer um programa de qualidade. O que, lógico, passa também pela estabilidade. Por isso surgem as correções.

Algo que precisamos chamar atenção é a velocidade com que estas versões saem... o que significa o compromisso de sempre oferecer o mais rápido possível a melhor versão para o usuário final.

Você pode baixar a nova versão clicando aqui, na imagem acima ou diretamente pelo site da Blender Foundation.

Blender Guru - Criando uma cena de metrô subterrâneo - Parte 01 de 02

Neste tutorial você vai descobrir:
* como modelar rapidamente o túnel e os trilhos;
* como usar os modificadores Array e Curve Modifier;
* como usar o dupliframes para multiplicar rapidamente as lâmpadas.



Links relacionados
Arquivo finalizado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tijolos com Voronoi


Introdução rápida sobre Voronoi.

Em sua tese de doutorado intitulada "Sobre uma generalização do algoritmo de quebra de cadeias" (lógico que o título era em russo) o matemático russo Georgy Voronoy definiu um método de decomposição de um espaço métrico em regiões a partir da distância entre determinados pontos. Isso significa que com base em uma triangulação pré-existente de pontos que representam os centros de alguma coisa (no caso da primeira aplicação eram os centros das agências de correio), se determina qual a área de influência de cada um destes centros em função da posição dos outros centros, delimitando de forma geométrica cada área de influência.

Hoje, o diagrama de Voronoi é também utilizado para simulações físicas de rigid body (corpos rigidos). Um exemplo famoso de uso de simulações com o digrama foi o filme "2012" com direção de Roland Emmerich. Quem assistiu lembra das cenas onde a Califórnia inteira - para não dizer todo o planeta - se desfaz em milhões de pedaços. A parte visual do diagrama é mais fácil de ser compreendida quando assistimos ao vídeo abaixo.


Para quem não pôde assistir antes, aqui vai uma ajuda com parte do making of do filme.


Infelizmente não há no filme algo muito além dos efeitos.

Links relacionados

sábado, 23 de abril de 2011

O que vem por aí - Novo sistema de render interno para o Blender

No ano passado graças aos patrocínios, doações e compras de produtos do e-shop, a Blender Foundation pôde contratar alguns programadores experientes, Brecht e Campbell que auxiliaram no desenvolvimento da versão 2.57 que agora já está na versão 2.57a.

No próximo mês de maio um destes programadores, o Brecht, voltará a integrar a equipe da Blender Foundation para, entre outras coisas, aperfeiçoar o render interno do Blender que, segundo ele mesmo, já está mostrando a sua idade.

Nos últimos meses, ele esteve trabalhando num novo mecanismo chamado Cycles (Ciclos), que, terá seu código lançado dentro de algumas semanas. Ainda de acordo com ele, há muito trabalho a ser feito, mas observe a prévia abaixo.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Composição avançada no Blender

Uma tarde em Veneza

Blender 2.57a

Como muitos puderam perceber, a versão 2.57 dita estável pela Blender Foundation ainda apresentava problemas. E, com a competência de sempre, as falhas são corrigidas muito rapidamente pela própria Fundação. Este é um dos motivos que faz com que tenhamos a cada dia mais pessoas trabalhando com o Blender.

Hoje, NOVE DIAS depois do lançamento da 2.57, já saiu uma versão de atualização. A versão 2.57a já está disponível com algumas correções que foram relatadas pelos usuários ou percebidas pela Blender Foundation.

Você já pode efetuar o download clicando aqui ou indo diretamente ao site da Blender Foundation.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Blender Guru - Dica rápida do add-on "Import image as planes"

Este é um recurso muito utilizado por aqueles que trabalham com 3D: mapear planos com texturas com alpha (escrito em inglês, porque é assim que você encontrará no programa). O alpha (ou "alfa" (sem as aspas) em português) é responsável pela transparência das imagens. Ele pode ser criado como um quarto canal (os outros três seriam o RGB - ou simplesmente o Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B). A sigla é correspondente às iniciais dos nomes das cores em inglês. Viu agora mais um motivo que eu disse que tem que aprender inglês).

O Canal alfa de forma idêntica aos outros possui 256 variações só que ao invés de trazer cores, traz o grayscale (escala de cinza) que pode variar entre o preto e o branco. Assim sendo, quanto mais escuro, mais transparente e quanto mais claro menos transparente.

Alguns formatos de arquivo como o GIF, PNG, PSD, TIF tem a capacidade de armazenar o canal alpha dentro de si. Outros como o BMP e JPG não tem este mesmo recurso. Quando precisamos trabalhar com estes últimos tipos de arquivo e também precisamos do alpha, ele precisa estar presente em um outro arquivo diferente do que possui cores.

A dica de Andrew Price, o Blender Guru, é referente ao Add-on que importa imagens como planos e faz toda a configuração do alpha para nós. O Add-on é de autoria de Florian Meyer. Acompanhe, vale a pena. 

Mais trabalhos de John Doe



Skinning / Weight Painting



Nota sobre o Skinning / Weight Painting



Links relacionados
Arquivo finalizado

Mais sobre o Loop tools

Quick Effect Operators

Se há algo que muitos reclamam comigo é a não criação de algo mais voltado para o português. Pode não parecer, mas eu não gosto de inglês, mas sei que ele é necessário. Então estude.

Para aqueles que não conseguem acompanhar - por quaisquer motivos que sejam - os vídeos em inglês há sempre aqueles que ajudam - dicionário, pai, mãe, namorada(o), amigo(a), parentes, tradutores online etc...

Vez em quando há pessoas que auxiliam melhor do que quaisquer um destes acima apontados, mesmo porque há nestas pessoas o mesmo intuito que eu tenho unindo novidades e curiosidades sobre o Blender e os efeitos aqui no Blog. O intuito de, pelo menos, ajudar.

A estas pessoas nós agradecemos. Assim sendo, aqui vai mais uma ajuda.



Links relacionados
Blender Newbies
Allan Brito

Loop tools

Na versão anterior, o Blender 2.49, nós tínhamos um recurso chamado "Skin Faces/Edge-Loops". Recurso muito bom que permitia a seleção de um loop de arestas e posterior criação de faces entre estes loops. 

O recurso de hoje é melhor. Veja o vídeo do autor do recurso que substitui o "Skin Faces/Edge-Loops" e, mais abaixo o vídeo que o Allan Brito criou em português sobre o mesmo recurso.




Apenas para você entender, antes o recurso era um add-on que tinha que ser baixado, agora ele já é um recurso integrado à versão. O que significa que você não precisa baixar, entendeu?

O autor do recurso é o mesmo que já criou o Motion Trail, lembra?  O nome dele é Bart Crounch

domingo, 17 de abril de 2011

Dominance Wars

No mês passado postei aqui no blog o trabalho de Tom Parker que modelava com intenso número de detalhes personagens em apenas 2 horas, 2 horas e meia. Aqueles trabalhos  que ele mesmo chamava de exercícios diários de modelagem eram para o Dominance Wars (ou apenas DW, como alguns chamam).

O DW é um evento mundial e equipes formadas com artistas de todo lugar disputam a atenção de futuros empregadores, O evento que é patrocinado pelas grande e poderosas empresas de games do mundo como a atrai cada vez mais pessoas, inclusive brasileiros. A sexta edição já está aí e muitos são aqueles que querem fazer bonito.

O trabalho que está abaixo foi desenvolvido para a competição há dois anos atrás. Observe o nível de aperfeiçoamento técnico do pessoal da competição. Ah... a cada ano o pessoal fica ainda melhor.





Links relacionados
Dominance Wars
Tom Parker

sábado, 16 de abril de 2011

Depois de "Avatar", a Weta traz "Rise of the planet of the apes"

A próxima grande participação da Weta - empresa de efeitos de sócios como Peter Jackson - é o "Rise of the planet of the apes", com direção de Rupert Wyatt e estréia marcada para o dia 05 de agosto deste ano (a data é a de lançamento nos EUA, no Brasil ainda não se sabe quando será).

Inicialmente o filmes estava previsto para estreiar em novembro, mas foi antecipado o que é raro para filmes com efeitos.

E para quem gostou dos efeitos de "Avatar" (2009) de James Cameron, observe o trailler e a apresentação da Weta logo abaixo de "Rise of the planet of the apes".



O filme é o prelúdio de "The planet of apes" (O planeta dos Macacos), originalmente o clássico filme de 1968, dirigido pelo Franklin J. Schaffner. No "Rise of the planet of the apes" é mostrado como os macacos adquirem a avançada inteligência até dominar o planeta.

Links relacionados

Boa animação 3D de personagens 2D - mais dois vídeos

Ano passado eu fiz uma homenagem aos bons filmes 2D da época de ouro criticando aqueles que são mal adaptados ao 3D sem bons critérios para que esta adaptação não se torne algo grosseiro. Naquela mesma postagem também coloquei um exemplo daquele que acho uma boa adaptação. Exemplo a ser seguido. Abaixo vai mais um vídeo de exemplo.

Pessoal, a Warner removeu os vídeos anteriores, mas há, ainda, exemplos dos mesmos vídeos lá no YouTube. O segundo está com imagem invertida, mas mesmo assim, ainda vale assisti-lo.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Blender Guru - Como criar uma iluminação externa realística

Neste tutorial você irá aprender:
* como criar uma iluminação exter realistíca;
* como modelar e texturizar barris de óleo;
* como gerar uma bounce lighting.

Texturas utilizadas neste tutorial
* PlasterWhiteDirty0107
* RustLeak0007
* RustScratches0035
* ConcreteDirty0108
* Red Barrel Inc. Logo
* Flammable Icon



Links relacionados
Arquivo finalizado

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A versão 2.57 saiu



Faz pouco mais de uma hora que escrevi aqui que o 2.57 havia saído com a sua primeira versão estável. Acabei de voltar ao site da Blender Foundation e lá está: a versão oficial já é a 2.5 e não mais a 2.49.

O arquivo já está disponível para baixar aqui. Saem as versões betas e entra a oficial.

Faça bom uso \o/ !!

Blender 2.57 saiu na GraphicAll

Blender Nation acabou de divulgar que a primeira versão estável do Blender 2.57 saiu na revisão 36121. O lançamento oficial está perto.

Observem vocês que a splash ao lado não tem mais o nome Beta. Agora, é só aguardar mais um pouco.

Ainda não dá para encontrá-la disponível como a versão oficial do site da Blender Foundation, mas isso é questão de tempo (pouco pelo que aparenta).

O Build está disponível na GraphicAll.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O presente de natal se expande...

A semana foi gratificante para a área de rigging. Primeiro foi o incrível add-on do khuuyj (não, isso não foi erro de digitação) que faz algo absurdo de bom, o Auto Facial Rig. Agora, encerrando a semana temos novidades... No final do ano passado eu copiava aqui a postagem do Virgílio Vasconcelos, que dizia:

"Há tempos (em 2006 eu buscava por isso no CGTalk) que eu buscava esse tipo de constraint ou script para o Blender. Agora, o artista Ivo Grigull mostrou seu trabalho em andamento que adiciona, por meio de uma constraint, um efeito "spring": ótimo para aplicar o princípio do follow through. Vejam:"

Texto extraído do blog de Virgílio Vasconcelos no endereço: http://virgiliovasconcelos.com/index.php?sessao=blog&language=pt&id=377

Agora, vejam o que o próprio Ivo Grigull já está fazendo com o script que foi atualizado:


Ainda não há um link para download do script, mas o aguardamos ansiosos. Assim que surgir, o posto aqui para todos.

Links relacionados

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mundo em "miniaturas" de Deoce - Cena do Parque - Parte 01

Você já viu o resultado, e agora é chegada a hora de ver como é o processo de criação de Deoce. Aqui vai a primeira parte da Cena do Parque.

Mundo em "miniaturas" de Deoce

O artista Deoce tem um trabalho interessante de modelagem de espaços como se fossem miniaturas. Observe os exemplos e mais à frente a primeira etapa de modelagem da cena do parque.



domingo, 3 de abril de 2011

Auto facial rig add-on for Blender #2

Auto facial rig add-on for Blender #1





Maravilha, não?

Links relacionados
Auto facial rig. Ao baixar salve na sua pasta de add-ons.
Sobre o sistema (em inglês)

A versão nova do Blender está chegando devagar, mas está

O site da Blender Foundation está com anúncio da nova versão do Blender já há alguns dias. A versão de pré-lançamento, a Blender 2.57 Release Candidates (ou simplesmente a Blender 2.57RC) está lá para quem quiser baixar.

Ela não é ainda a versão oficial. Tanto é que ainda temos a versão 2.492 ou 2.49b como oficial na página de downloads, mas não deve demorar muito para termos a nova versão já como a oficial e estável como todos gostam.

Enquanto ela não sai, tem gente no mundo todo que está fazendo já a divulgação de materiais de estudo para ela. Hoje acompanhando o meu mais novo colega de trabalho, Virgílio Vasconcelos, na net, encontrei o link do "Forma CD" destinado ao Blender lançado na França. Veja abaixo o comercial.


Links relacionados
Blender 2.57RC (escolha a sua e efetue o download)

sábado, 2 de abril de 2011

Blender Guru - Animação de logo brilhante

Neste tutorial você irá aprender:
* como modelar uma logo;
* como criar um material metálico
* animação simples de câmera.



Links relacionados
Arquivo finalizado

BlenderTraning : Session 8 : Extras 1

Blender Training : Session 8 (Part 2) - Setting Up Image Planes

Blender Training : Session 8 (Part 1) - Mesh Modeling #4

Blender Training : Session 7 (Part 2) - UV/Texture Mapping using Seams

Blender Training : Session 7 (Part 1) - UV/Texture Mapping Basics

Blender Training : Session 6 - Mesh Modeling #3

Blender Training : Session 5 - Mesh Modeling #2

Blender Training : Session 4 - Mesh Modeling #1

Blender Training : Session 3

Blender Training : Session 2

Blender Training : Session 1