segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Green House (casa verde)

O site do Yorik disponibiliza arquivos de plantas desenvolvidos na plataforma ngPlant e formatados para o Blender. de acordo com o site, todo o material lá contido (texturas incluídas) foi criado por ele (Yorik) e podem ser usados da forma que se quiser.


Todos os modelos disponíveis no site possuem as texturas necessárias para a produção de texturas alfa (para recorte) e posterior aplicação em billboards ("planos" utilizados para economia de geometria).


Uma mão na roda para quem é arquiteto ou precisa acrescentar um toque de vegetação às suas modelagens de cenários. Abaixo está uma amostra de um render final com alguns dos arquivos disponibilizados.



Links relacionados

Tem sempre alguém começando - Parte 14 - UVs e texturas - Parte 02



Links relacionados
Tem sempre alguém começando - Parte 13 - UVs e texturas - Parte 01

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como colocar cabelo (e sobrancelhas) em personagens

O site do Blender Guru trouxe um novo tutorial que, desta vez, não é de autoria do Andrew Price, mas sim de Stephen Firman.

Sephen mostra em seu tutorial:

* As configurações corretas de partículas para cabelo;
* Como preparar partículas para cabelo;
* Como criar sobrancelhas.

Para praticar, baixe o arquivo inicial aqui.



Links relacionados
Arquivo finalizado

"Enrolados" making of



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mais uma vez os jogos mostram caminhos...

O jogo EVE online que é contextualizado no espaço trouxe uma boa notícia no que se refere a criação de personagens. O Jogo desenvolveu uma forma na qual o usuário utilizará parâmetros de estrutura óssea e muscular para criar seus personagens de forma intuitiva. Observe nos vídeos abaixo.









A interface intuitiva serve não apenas para criar a forma do personagem como também para movimentá-lo. Para as pessoas que acham rigging difícil de criar e de usar, as ideias apresentadas pelo EVE podem servir de caminho alternativo futuro, quem sabe?



Links relacionados
EVE online

CG Tuts - Misturando materiais com o Node Editor

Novas opções para partículas filhas para uso em cabelo

Particle textures

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Blender GameKit 2 grátis na wiki do Blender


Todo o conteúdo do livro GameKit Blender 2 está agora disponível gratuitamente na wiki do Blender. Interessou-se? Então, dá uma olhada nos links relacionados abaixo.


Vale o alerta que o livro refere-se a versão anterior do Blender, a 2.49b. Entretanto, traz muitos dos conceitos utilizados para a versão 2.5.

Vale o uso? Vale. Principalmente para aqueles que ainda não migraram completamente para a versão 2.5 - e, contrariamente ao que muitos acreditam, não são poucos.

Links relacionados

BlenRig 4 para o Blender 2.5

O BlenRig é um dos riggings mais famosos já desenvolvidos através do Blender porque trouxe a imitação da musculatura para os usuários que sonham com este recurso.

Até onde se conhecia, o Blen rig possuia existia até a versão 3 que era disponibilizada pelo seu autor, o argentino Juan Pablo Bolza. Agora, saiu um vídeo que mostra a utilização da versão 4 do BlenRig. Observe o vídeo.

Para aqueles que esperam a simulação de dinâmica de músculos, o vídeo alerta: Não há shapekey nem simulação de dinãmica, mas sim o uso de Mesh Deform e Displacements.


Links relacionados

Concept Drawing - Parte 2

Concept Drawing - Parte 1

Norman rig para Blender 2.5


O artista Ivo Grigull disponibilizou o seu personagem Norman para download gratuito sob a licença Creative Commons. O Norman é resultado da pesquisa e desenvolvimento do rigging. Nos vídeos abaixo você poderá acompanhar como adicionar variações ao personagem e um video-manual de uso do mesmo para animação. Acompanhe.



Ficou com vontade de manipular o Norman? Baixe-o aqui. Vale lembrar que os créditos das malhas e blendShapes são tomadas a partir da versão da plataforma de Maya disponível aqui sob a mesma licença da creative commons.

Usuários de Windows (32bits) podem baixar uma versão do Blender (oriunda da GraphicAll) que já vem com os add-ons necessários clicando aqui.

Ocean Sim





O Blender possui partes que são desenvolvidas em paralelo por seus programadores e usuários que o aperfeiçoam continuamente. Hoje trazemos a todos os passos já dados por aqueles que estão desenvolvendo o Ocean Sim ("Sim" de "Simulação") que é o sistema de simulação de oceanos do Blender.

Muitos conhecem o simulador de fluidos do Blender que impressiona bastante aqueles que o vêem em ação, mas a criação de oceanos envolve o uso de uma enorme quantidade de simulação de fluidos e parâmetros bem específicos deste tipo de física.

Foi pensando nisso que em dezembro último a Blender começou a campanha de arrecadação de fundos para o desenvolvimento do Ocean Sim. os primeiros resultados já podem ser conferidos através do Blog do projeto.

Até o presente momento a idéia é trabalhar com o recurso através de um modificador que irá simular e gerar uma deformação da superfície de oceano, e a textura a ele associado.




O simulador pode gerar três tipos de dados - deslocamento, normais e os dados extras que são usados para calcular interseções de crista de onda (espuma, por exemplo). Após a simulação, esses dados são usados para deslocar a geometria da superfície do oceano em 3D e também pode ser usado para o shading através da textura do oceano.

Exemplo do que é possível ser desenvolvido está abaixo



Links relacionados
Builds de test (versões do Blender com o recurso para teste)

HDRI no Blender 2.5

Blender Guru - Recriando o corredor do filme "A origem" - Parte 02


Neste tutorial você irá decobrir como fazer para:

* Fazer uso de iluminação indireta;
* Uso de reflexos suaves para aumentar o realismo;
* Aplicar DOF (profundidade de campo) e gradação de cores utilizando o compositor.



Links relacionados
Arquivo inicial (final da Parte 01)
Textura do tapete
Imagem de referência
Arquivo finalizado

Blender Guru - Recriando o corredor do filme "A origem" - Parte 01


Neste tutorial você irá aprender:

* Como criar um corredor de hotel complexo;
* Como usar de forma eficiente arrays e mirrors para economizar tempo de modelagem;
* Dezenas de truques para ajudar você com modelagem de superfícies duras.



Links relacionados
Arquivo finalizado

Explicando o sumiço... e voltando às atividades

Felicidade das crianças que participaram da atividade de fantoches no Projeto Rondon em São Fernando - RN

Foto: Arttur Ricardo


Boa noite a todos,

aqueles que visitam o nosso blog diariamente, devem ter percebido que faz bastante tempo que publiquei algo. A última postagem data de 17 de Janeiro.

O motivo de meu sumiço por todos estes dias deveu-se ao Projeto Rondon - Operação Seridó no qual participei como um dos integrantes da equipe da UFMG que atuou na maravilhosa cidade de São Fernando no Rio Grande do Norte.

Não trabalhamos sozinhos lá. Uma equipe da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) também participou. Passamos 15 dias na viagem. E como tivemos atividade nos três turnos, ficou impraticável a publicação aqui no blog. O Projeto Rondon teve dedicação exclusiva de todos os 19 integrantes que compuseram a equipe lá em São Fernando.

E que momentos! A cidade no conquistou a todos e, com a ajuda de seus moradores, o projeto rondon ficou marcado na memória daqueles que, como eu, puderam participar. Agradeço a todos os são-fernandenses e ao grupo da UFPel pelo carinho, participação e receptividade. Sem vocês nada seria possível.

Temos a certeza que muito de nós ficou em São Fernando porque, da mesma forma, há muito de São Fernando em nós.

A foto acima foi obtida na Oficina de Fantoches realizada pela Profa. Taís Ferreira e os alunos Anelize Cardoso e Patrezi Silva (todos da UFPel).

Quem quiser mais informações sobre a cidade de São Fernando pode encontrar no blog criado para o Projeto Rondon de lá, clicando aqui.

Links relacionados