terça-feira, 2 de agosto de 2011

Livro Blender 3D – Jogos e Animações Interativas


Allan Brito lançou mais um livro (o quarto com temática Blender) e desta vez o título é "Blender 3D – Jogos e Animações Interativas". O texto abaixo é retirado do blog dele, para ver a postagem original basta clicar aqui.


"O projeto demorou mais de 1 ano para se concretizar, e teve início no final de 2009 e foi inicialmente escrito para o Blender 2.49. Mas, com o lançamento das versões 2.5 do software, acabei revisando o livro por completo e adaptando todo o conteúdo e imagens para as últimas versões do Blender. Essa primeira edição está utilizando o Blender 2.57 como base para o texto e imagens.

Como esse livro se relaciona com o Guia do Usuário? Eu sempre imaginei esse livro como sendo uma continuação para o Guia do Usuário, pois aborda exatamente os conteúdos que não estão presentes no guia, como o uso da janela de lógica e as partes de interação baseada em física.

O foco do livro é no uso das ferramentas que a Game Engine do Blender oferece para artistas interessados em criar aplicativos interativos em 3D, e nesse conjunto se encontram os jogos. Boa parte do livro fala sobre o uso dos chamados blocos de lógica do Blender, que permitem criar jogos de maneira visual, apenas ligando os diversos blocos para identificar colisões, interação com o teclado e muito mais!

Outra parte que não é abordada no Guia [do usuário], mas está bem presente nesse novo livro é a de simulações baseadas em física, que são os Rigid Bodies e Soft Bodies. Por exemplo, podemos trabalhar com a simulação de física aplicando massa e colisões em objetos.

No livro você encontra diversos exemplos da aplicação disso na forma de exercícios como:

Criação de um Ragdoll
Criação de uma máquina de Rube Goldberg
Criação de um jogo estilo labirinto
Criação de um jogo de tiro em primeira pessoa

O mais legal é que você não precisa ter lido o Blender 3D – Guia do Usuário para aproveitar o livro, pois um dos primeiros capítulos faz uma introdução geral ao Blender passando todos os conhecimentos necessários para aproveitar o livro".

O livro "Guia do usuário" nós citamos recentemente, lembra? Não? Então clica aqui. O livro de agora (o que está na imagem acima) pode ser adquirido de imediato diretamente pelo site da editora. E é possível fazer o download do sumário e de um capítulo do livro de maneira gratuita também no mesmo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário