sábado, 4 de junho de 2011

Impressionante!! Aparência de tecido usando Micro CT Imaging

Clique na imagem para ampliar (vale a pena)
O Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Cornell (Department of Computer Science of the Cornell University) traz um trabalho impressionante que propõe uma nova abordagem para a aquisição de modelos de volume para tecidos.

Baseado em dados de densidade a partir de raios-X de tomografias computadorizadas (computed tomography ou apenas "CT" sigla em inglês) e os dados de aparência a partir de fotografias sob iluminação não controlada.

Para modelar um material, uma tomografia computadorizada é feita, resultando em uma densidade de volume escalar. Estes dados tridimensionais são processados para extrair informações de orientação das fibras de cada material e eliminar ruídos visuais.

A densidade resultante e os campos de orientação são utilizados em um processo de correspondência de aparência para definir as propriedades de distribuição do volume que, quando processado, produz imagens com textura estática que correspondem a fotografias.

Como os resultados mostram esta abordagem pode produzir modelos de aparência volumétrica com detalhes extremos, e em escalas maiores as texturas distintas e destaques de uma gama de tecidos muito diferentes como cetim e veludo emerge automaticamente - tudo baseado simplesmente em ter geometria precisa  com mesoescala.


Tentando simplificar...
O processo é pegar o padrão de distribuição do formato da fibra de cada tecido a partir de tomografias computadorizadas para gerar um modelo de um pedaço do tecido que possa representar visualmente todo o restante do tecido. Se tiver algo que possa interferir visualmente no modelo eles tiram. A partir do modelo é feito a cópia do padrão identificado na tomografia para toda a área do tecido virtual.

O texto da Universidade afirma: "Nós criamos modelos volumétricos de aparência complexa como o veludo usando imagens CT: (à esquerda) dados de grandeza escalar de uma pequena área do volume; (ao centro) nós extraímos a orientação da fibra e a duplicamos em toda a superfície; e (à direita) nós atribuímos a aparência fotográfica para criar o modelo com a aparência completa. Ambos, os pequenos detalhes e as características de brilho do tecido, são do veludo reproduzido".


Abaixo tem uma amostra do que o processo foi capaz de produzir (em alta definição - então clique na imagem para ampliá-la)

Imagem em alta resolução (clique na imagem para ampliá-la)


Links relacionados
Universidade de Cornell (site em inglês)
Encarte para a SIGGRAPH (PDF com qualidade alta - em inglês)
Encarte para a SIGGRAPH (PDF com qualidade baixa - em inglês)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário