quarta-feira, 20 de abril de 2011

Blender Guru - Dica rápida do add-on "Import image as planes"

Este é um recurso muito utilizado por aqueles que trabalham com 3D: mapear planos com texturas com alpha (escrito em inglês, porque é assim que você encontrará no programa). O alpha (ou "alfa" (sem as aspas) em português) é responsável pela transparência das imagens. Ele pode ser criado como um quarto canal (os outros três seriam o RGB - ou simplesmente o Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B). A sigla é correspondente às iniciais dos nomes das cores em inglês. Viu agora mais um motivo que eu disse que tem que aprender inglês).

O Canal alfa de forma idêntica aos outros possui 256 variações só que ao invés de trazer cores, traz o grayscale (escala de cinza) que pode variar entre o preto e o branco. Assim sendo, quanto mais escuro, mais transparente e quanto mais claro menos transparente.

Alguns formatos de arquivo como o GIF, PNG, PSD, TIF tem a capacidade de armazenar o canal alpha dentro de si. Outros como o BMP e JPG não tem este mesmo recurso. Quando precisamos trabalhar com estes últimos tipos de arquivo e também precisamos do alpha, ele precisa estar presente em um outro arquivo diferente do que possui cores.

A dica de Andrew Price, o Blender Guru, é referente ao Add-on que importa imagens como planos e faz toda a configuração do alpha para nós. O Add-on é de autoria de Florian Meyer. Acompanhe, vale a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário