quarta-feira, 9 de março de 2011

O que vem por aí - B-Mesh

Nos vídeos da postagem anterior você pôde observar que a modelagem começa com uma "malha" que é composta basicamente de "esferas" que são "puxadas" para gerar uma malha base. - Nossa, as vezes, escrever para o blog é mais complicado do que pode parecer. No Blender oficial (da Blender Foundation) ainda hoje não há algo como aquilo.

Entretanto, como disse a poucos dias o Blender evolui rápido por conta de seus usuários. Assim sendo... Olha o que [pode] vir por aí.


O "pode" é porque tudo o que é desenvolvido para o Blender por seus usuários depende da vontade destes usuários em compartilhar. E verdade seja dita: com o script, segundo o seu autor, é preciso ter paciência. Ele ainda está em fase de desenvolvimento e atualmente processa principalmente a geração de topologia que é quase topologia arbitrária com loops.

Observações sobre o vídeo:

* Algumas partes da malha possuem normais ruins, fazendo uma aparente descontinuidade de material;
* Atualmente não é tratado o caso em que dois vértices adjacentes tenham mais de dois vizinhos, razão pela qual em alguns lugares o modelo aparece brevemente desconectados, até a borda intermediária é subdividida;
* Os tamanhos dos nós são armazenados como uma camada CustomData;
* Neste vídeo foi usado subdivisão incorporado com o modificador Skin, mas funciona muito bem para adicionar um modificador Subsurf após o modificador Skin, ou certamente a maioria dos outros modificadores.

As informações acima sobre o vídeo foram obtidas da descrição do vídeo contida no site do vimeo.

Links relacionados
B-Mesh/ (favor não confundir com o B-Mesh que está sendo desenvolvido para faces com mais de quatro vértices do Blender).

Um comentário:

  1. Olá Arthur! Sou seu aluno do CAAD.
    Eu trabalho com 3ds Max, mas como na UFMG vamos usar o Blender preciso começar a pensar nessa transição :D
    Achei muito interessante esse recurso, me lembrou muito a ferramenta ZSphere do ZBrush, com certeza ele se inspirou nisso, saca só: http://www.youtube.com/watch?v=RGRFBfXZatQ
    Abraços!

    ResponderExcluir