terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ocean Sim





O Blender possui partes que são desenvolvidas em paralelo por seus programadores e usuários que o aperfeiçoam continuamente. Hoje trazemos a todos os passos já dados por aqueles que estão desenvolvendo o Ocean Sim ("Sim" de "Simulação") que é o sistema de simulação de oceanos do Blender.

Muitos conhecem o simulador de fluidos do Blender que impressiona bastante aqueles que o vêem em ação, mas a criação de oceanos envolve o uso de uma enorme quantidade de simulação de fluidos e parâmetros bem específicos deste tipo de física.

Foi pensando nisso que em dezembro último a Blender começou a campanha de arrecadação de fundos para o desenvolvimento do Ocean Sim. os primeiros resultados já podem ser conferidos através do Blog do projeto.

Até o presente momento a idéia é trabalhar com o recurso através de um modificador que irá simular e gerar uma deformação da superfície de oceano, e a textura a ele associado.




O simulador pode gerar três tipos de dados - deslocamento, normais e os dados extras que são usados para calcular interseções de crista de onda (espuma, por exemplo). Após a simulação, esses dados são usados para deslocar a geometria da superfície do oceano em 3D e também pode ser usado para o shading através da textura do oceano.

Exemplo do que é possível ser desenvolvido está abaixo



Links relacionados
Builds de test (versões do Blender com o recurso para teste)

Um comentário:

  1. Valeu, eu estava procurando a versão para testes, mas não estava achando.

    Vou colocar seu blog na lista do blogs do meu, valeu

    ResponderExcluir