sábado, 31 de outubro de 2009

render passes e node editor

Este vídeo é direcionado aos meus alunos da pós-graduação em Jogos. Meus demais alunos e os usuários do Blender que precisarem, podem fazer bom uso à vontade.

Algumas vezes a gente precisa editar as cenas de forma a satisfazer algum cliente (chato) ou um diretor (que faz questão de satisfazer o filho de 10 anos de idade que não entende nada do assunto) e, por qualquer motivo, eles querem alterar a intensidade de alguns itens do render (sombra, reflexo, brilho e afins). Para estes momentos a gente faz o Render Passes.

Através do Render Passes é possível utilizar o Node Editor do Blender e satisfazer os egos do cliente ou diretor quase que em tempo real com poucos ajustes.

É importante chamar atenção ao Blend Mode - se você não os conhece eles são usados em todos os programas gráficos que possuem camadas. E se você os aprender uma única vez para um destes programas terá aprendido para usá-los em quaisquer outros programas. Por isso aqui vai a dica de um lugar onde é possível aprender sobre todos. Neste site há um texto apresentando todos eles.

Aconselho que assistam ao vídeo em HD no site do Vimeo, pois há partes escritas que são úteis ao bom entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário