domingo, 30 de agosto de 2009

postagem para usuários intermediários sobre coluna vertebral

Este vídeo é bom por si. Ele ensina a criar uma coluna vertebral que funciona com FK e IK ao mesmo tempo. Não é exatamente um vídeo para quem tá começando, mas também não é por isso que não mereça ser publicado aqui.

Nele também é possível acompanhar o desenvolvimento do weight map (mapa de peso). O nome deste recurso no Blender na verdade é Weight Paint. Eu escrevo Weight Map, porque é assim que outros usuários de softwares irão reconhecer o nome. Quem vem do Maya, max Lightwave, XSI e afins, podem procurar por este nome na mesma barra onde está escrito "Object Mode" (modo de objeto). Tem as mesmas finalidades que nos programas de vocês.




Adendo...
Há pessoas que discordam de mim quando faço algo como acima. Usar um nome genérico para me referir a algo do Blender. No entanto, quero apenas explicar que comecei a estudar 3D em outros programas por fim estou no Blender. Passei por duas outras plataformas antes e estas me trouxeram os conceitos que hoje utilizo em sala de aula e na minha vida que está envolta com a terceira dimensão.

Quando saímos de uma plataforma para outra o mais difícil é, lógico, a adaptação. Já vi muitos alunos terem que trocar de plataforma sem que fosse por opção destes, mas sim do mercado. A gente muitas vezes não escolhe com qual programa pode trabalhar no novo emprego. Foi assim que conheci o Blender. Uma imposição de uma escola onde fui dar aula. Ainda bem que ela me impôs isso.

Ainda bem porque o que de início era aversão veio a se tornar o meu software predileto a ponto de ter criado este blog, ter comprado livros e DVDs de treinamento e, principalmente, ter abolido os demais softwares das minhas disciplinas. Hoje sou professor de duas universidades e em ambas meus alunos aprendem o Blender.

Costumo até dizer que uma vez que você se acostumou com ele, você não mais quer largá-lo.
... fim do adendo

Links relacionados
Max Hammond no vimeo
Man Candy

Nenhum comentário:

Postar um comentário