sábado, 22 de agosto de 2009

mestres em manipular imagem

Já faz alguns anos que acompanho um estúdio do Reino Unido que desenvolve trabalhos para a publicidade de forma magnífica. Seu trabalho é tão bom e o conteúdo de seu site tão impressionante que desconheço qualquer pessoa que o tenha visitado e não o tenha admirado.

O taylorjames.com é um excelente lugar para conseguir etapas do processo criativo no que se refere a manipulação de imagens. Para quem visita o site pela primeira vez, tente usar o menu posicionado no canto superior esquerdo do site. Lá estão guardadas uma lista de trabalhos antigos e recentes do estúdio que com certeza ninguém se arrepende ao ver.

O taylorjames.com desenvolve suas peças com auxílio de fotos e CGI (o que inclui o uso de 3D que pode ser feito no Blender - muito embora eu não saiba qual é a plataforma 3D que o estúdio utiliza) de forma bastante inteligente. Suas etapas do processo fazem com que achemos que o trabalho é de extrema facilidade quando muitas vezes envolve de semanas à meses de produção intensa.

Abaixo está um vídeo do Youtube (que, como quase sempre, desmerece a qualidade de resolução necessária para corresponder a qualidade do serviço) onde se pode ver como o site apresenta o processo criativo.






Este este é apenas um exemplo dentre dezenas disponíveis no site. Aconselho aqueles que querem ver com melhor qualidade que não busquem no Youtube. O exemplo aqui colocado foi apenas disponibilizado para despertar o interesse pelo site.

E recentemente um amigo me enviou um link de outro site que realiza um trabalho semelhante. O Dave Hill realiza montagens fotográficas que enchem os olhos. O site também possui um link para os making ofs que merece a visita.

O making of do Dave Hill não é tão bom quanto o do taylorjames.com, mas traz algumas noções de como os trabalhos foram desenvolvidos. Quando digo que não é tão bom, refiro-me a ausência das etapas da montagem em si. Isso é importante dizer, pois considero ambos excelentes manipuladores da imagem.


Pelo que pude acompanhar, acredito que a forma de trabalho de ambos seja bastante semelhante (mesclando computação gráfica 3D, com a 2D e muita montagem feita em programas como o Gimp (gratuito), o Photoshop, o Painter (pagos) e programas semelhantes. Também disponibilizei abaixo um vídeo que mostra o making of de um das peças do Dave Hill.







É sempre válido dizer que todas as imagens disponibilizadas neste Blog são apenas para divulgação e sem fins lucrativos. Todas elas, independente do autor, possuem direitos autorais e não podem ser utilizadas para fins comerciais sem a prévia autorização dos respectivos donos. Podendo aos infratores serem aplicadas as devidas punições previstas em leis nacionais e internacionais.

Se você deseja utilizar estas imagens de forma comercial entre em contato com os respectivos donos. Aqui mesmo no blog há links para que você possa fazer isso. Este blog tem responsabilidade para com aquilo que divulga. Não comprometa a nossa eficiência com a sua irresponsabilidade, pois o blog ou o seu autor não se responsabiliza por atos indevidos de seus membros e/ou visitantes.

Links relacionados
Taylor James no Youtube
Dave Hill no Vimeo
Blender
Gimp
Adobe Photoshop
Corel Painter

Um comentário: