segunda-feira, 20 de julho de 2009

workshop 04 da blender brasil - iluminação

"No quarto workshop desta série que visa a produção de uma imagem estática em 3d com o Blender, vamos falar sobre uma das etapas cruciais para a qualidade doresultado final de um trabalho. Não somente em 3d, como também em 2d ou desenho tradicional. Estamos falando da iluminação.

Trabalhar a iluminação em um desenho ou em uma imagem 3d, é basicamente definir onde ficarão os pontos de luz e sombra da imagem. Cada cena exige um tratamento diferente, um posicionamento de luz que funciona bem para uma determinada cena, pode não funcionar para outra.

O equilíbrio ou desequilíbrio entre áreas de luz e sombra em uma cena, podem determinar a dramaticidade ou o clima do ambiente. Uma cena escura pode nos remeter a um clima de suspense ou terror, enquanto uma cena com luz do dia pode nos trazer uma sensação de amplitude, alegria, etc.

Podemos destacar um objeto ou personagem em uma cena escura, apenas colocando um foco de luz sobre ele. Ou ainda, criar cenas lúdicas, apenas mudando o posicionamento e as configurações das lâmpadas, ou aplicando efeitos de volumetria, cor e projeção.

Outra opção interessante, são as ferramentas de iluminação global, que podem nos fornecer resultados bastante realísticos de forma relativamente fácil.

O sistema de iluminação do Blender, nos oferece todas essas possibilidades e muito mais!"

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE DA BLENDER BRASIL

Clique em quaisquer links desta postagem para ver o workshop 04 da Blender Brasil.

Um comentário: